sábado, 24 de março de 2012

Os 5 reinos de Witcher

     Existem 5 principais reinos:



O Reino Monera é constituído por archeias e eubactérias.Todas as bactérias são unicelulares e procariotas. Sua nutrição varia de heterotróficas ou autotróficas.
O Reino Protoctista é constituído por algas multicelulares e pluricelulares. Todas são autotróficas e eucariotas.
O Reino Metáfita ou Plantae é constituído por plantas  autotróficas, multicelulares e eucariotas.
O Reino Fungi é constituído por fungos multicelulares e unicelulares. Eles são heterotróficos por decomposição. Eles não tem tecidos verdadeiros e são eucariotos.
O Reino Metáfita ou Animalia é eucariotos, multicelulares e heterotróficos por ingestão.

Referências

Características dos seres vivos

     As características dos seres vivos são:

     1º Todo ser vivo não apresenta formula química definida, sendo baseada nos elementos: carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e sódio.
     2º Todo ser vivo é constituído por células, sendo classificado o organismo em relação ao número em multicelulares e unicelulares. Em relação as que tem ou não núcleo se divide em procariotas e eucariotas.
     3º Todo ser vivo apresenta reprodução, sendo:

Sexuada
Assexuada

     4º Todo ser vivo apresenta metabolismo, ou seja: oxigênio+alimentação=energia. O metabolismo serve para manutenção, reprodução e desenvolvimento das células. 
     5º Todo ser vivo apresenta crescimento em função do metabolismo.


     


     6º Todo ser vivo apresenta evolução, ou seja, capacidade de adaptação ao meio ambiente através da seleção natural.
  

 

     
     7º Todo ser vivo reage aos estímulos do meio.
A planta cresce em direção da luz
      
     8º Todo ser vivo apresenta movimento




Referencias das imagens:
http://www.infoescola.com/reino-fungi/cogumelo/                                                                                    http://e-porteflio.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html

sexta-feira, 23 de março de 2012

O que são fósseis?


     Os fósseis, são restos de organismos que de alguma forma, foram preservados. Podendo ser preservados sendo soterrados ou depositados no fundo de um rio logo quando morrem. Só as partes mais duras dos animais viram fósseis e as outras são substituídas por algum mineral. Os fósseis nos permitem conhecer mais os organismos que já se extinguiram e saber o porque que os organismos atuais são assim.

                               

segunda-feira, 12 de março de 2012

As teorias de formação da vida na Terra


     Ao longo do tempo três teorias sobre a formação da vida ficaram marcadas na história.
   A primeira teoria elaborada que não referia-se aos desígnios de Deus, foi a teoria de Aristóteles,criada no seculo IV a.C.Ela afirmava que da matéria bruta podia surgir a vida, a partir de um principio ativo ou força vital que acreditava que originava vida.Essa teoria se denominava Teoria da Abiogênese.Muitos não acreditavam na teoria,como Francisco Redi que formulou um experimento.


     Ele colocou carne em um frasco e deixou-o aberto, num outro frasco depositou um outro pedaço de carne, mas deixou tampado com gaze permitindo a entrada de ar. O frasco com gaze não tinha mosca e o sem gaze continha larvas de moscas. Com isso, ele comprovou que a teoria da Biogênese estava errada, pois explicava que as moscas vinham pelo ar e não apareceram no frasco tampado com gaze. Os defensores dessa teoria ainda não estavam completamente convencidos.
                                       

     Lazzaro Spallanzani, em 1745, criou um outro experimento para tentar derrubar essa teoria.Lazzaro ferveu o caldo de carne em vários frascos, alguns tampou e outros deixou aberto. Ao longo do tempo, os frascos que estavam abertos continham microrganismos e os tampados não.Pensou então poder provar que a teoria estava errada, mas os defensores daquela teoria afirmaram que ele impossibilitou a entrada do "princípio ativo".

     Contudo, Pauster em 1861, criou um outro experimento que gostaria de descartar esta teoria.

 
     Ele ferveu caldo como Spallanzani, mas fez um vidro com o formato de boca-de-cisne, fazendo com que os microrganismos ficassem retidos na curvatura do gargalo. Com isso ele comprovou a teoria estava errada.
     A segunda teoria foi a da Panspermia criada por Arrhenius. Ela dizia que a vida era um fenômeno comum no universo e que teria vida na Terra em função dos cometas e asteroides na época de sua formação. Dois meteoros justificam essa teoria:

 
     O meteoro ALH84001 vindo de Marte, continha fósseis de Células no seu interior.
     A terceira teoria é a da Biogênese, criada por Oparin e Haldane que afirma que a vida surgiu na Terra. Consta que existia uma atmosfera, diferente da atual que com a energia do sol, mais a energia dos raios de tempestades formou os compostos orgânicos. Os compostos orgânicos eram aminoácidos e ácidos graxos. Os compostos orgânicos formaram os coacervados que eram água circundada por ácidos graxos. Os coacervado, mais energia do sol, mais argila formaram o RNA e o DNA, dando origem a 1º célula viva. O experimento que comprova essa teoria é o de Milller e Urey:


     O experimento reproduzia a segunda atmosfera primitiva mais as descargas elétricas. Foram recolhidas amostras que continham aminoácidos.


Referências bibliográficas:  
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/Trabalhocientifico1.php